Marketing Digital para Empresas | Promova sua página também

quinta-feira, 31 de março de 2011

Web 2.0 Expo – Segundo dia: Novas Mídias e o Futuro da Web

Postado por Renata

Nas apresentações da manhã, foi possível notar o quanto o Facebook está em alta por aqui. A rede social, que cresceu mais de 200% em 2010 no Brasil, teve apresentações em quase todas as áreas, desde programação até Marketing, passando por Design. Entre as principais dicas, o que chamou a atenção foi o fato de que muitas empresas aqui já estão trocando e-mails marketings personalizados por anúncios personalizados, utilizando a plataforma de anúncios do Facebook. Dentro da rede social, é possível segmentar anúncios para usuários, usando informações de localização, data de nascimento, sexo, trabalho, comunidades de que participam, entre outras informações.

Social Media é, sim, para pequenas empresas e marcas locais, elas podem gerar conteúdo e conversar com as pessoas, coisa que grandes empresas podem não conseguir por conta do volume de menções diárias.

Quanto mais digital a mídia, mais mensurável ela pode ser. Em mídia social, é importante esquecer do ROI (retorno sobre o investimento, em inglês) e se preocupar com KPI’s, ou seja, a meta que a empresa deseja atingir usando redes sociais, seja ela melhorar ou construir a reputação da marca, melhorar o desempenho do marketing, aumentar o faturamento ou economizar no suporte.

Realidade aumentada ainda é o foco de muitas empresas e campanhas de marketing. Empresas que querem entrar nesta área precisam seguir algumas regras: Utilidade + Praticidade + Privacidade + Rentabilidade.

Kevin Kelly, co-fundador da revista Wired, fez uma das apresentações mais interessantes da tarde. Em 20 minutos, definiu a evolução e o futuro da internet, mostrando que ela está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, com telas espalhadas por todos os lugares e informações sendo produzidas e compartilhadas por todos. Neste novo ecossistema, empresas que souberem criar conteúdo original e o distribuí-lo de forma a atender o imediatismo que as pessoas exigem para conteúdo poderão faturar muito na Web.

Com apresentações curtas, diversas outras empresas mostraram como é importante medir resultados, preocupar-se com a experiência do usuário e com acessibilidade e portabilidade de sites e aplicativos. Destaque para um novo serviço, chamadoInDinero, criado por uma garota recém-formada que, mensurando os acessos do seu serviço, conseguiu melhorar o desempenho de cadastros e, consequentemente, o faturamento de sua empresa em 20 vezes.

O dia terminou com um evento chamado Startup Showcase, uma espécie de “feira de ciências” para pequenas empresas de tecnologia que estão começando e precisam de investimento. Após avaliar a apresentação de cada uma das empresas no lobby do evento, o público votou nas melhores idéias, que, então, foram apresentadas no palco principal.

Para conferir, ao vivo, tudo o que está rolando na Web 2.0 Expo, é só ficar ligado no nosso twitter: @housecricket.

Nenhum comentário:

Postar um comentário