Marketing Digital para Empresas | Promova sua página também

quinta-feira, 31 de março de 2011

Em 2011, preste atenção em: Redes Sociais de Nicho.

Postado por Renata

Neste texto da nossa série “Tendências para 2011”, queremos começar fazendo uma pergunta: em quais redes sociais você está? Com certeza você pensará no Twitter, Facebook e talvez ainda seja um dos que mantêm um perfil no Orkut. Mas e se nós mudássemos essa questão para: “como você faria se precisasse viajar para outra cidade e não tivesse onde ficar”? Claro que você sempre tem a opção de pagar um hotel ou perguntar para amigos, mas a nossa próxima tendência também pode ser uma boa solução. Estamos falando, é claro, das redes sociais de nicho.

Rede social Couch Surfing
No caso da pergunta anterior, por exemplo, uma boa solução seria fazer um cadastro no Couch Surfing. Nessa rede social, pessoas do mundo todo se unem em prol de um objetivo: conhecer novas culturas. Nela você tem a opção de ceder a sua casa para viajantes que queiram conhecer o lugar onde você mora, assim como vê quais as pessoas que podem te receber no lugar para onde você está indo. São milhões de cadastrados no mundo todo e não podemos negar que, contanto que você tenha certeza de quem é a pessoa que vai ficar na sua casa ou te receber na dela, deve ser uma experiência muito mais interessante do que simplesmente ficar em um hotel.

Claro que algumas pessoas poderão argumentar que essas redes não têm chance alguma quando comparadas a grandes redes como Facebook e Orkut. Elas estão certas, sob um ponto de vista. Mas, sob outro, temos que considerar que redes como o Couch Surfing não têm essa intenção. Enquanto Facebook e Orkut são voltados para todo tipo de gente, as redes sociais de nicho têm um público muito específico, que busca um espaço onde possa encontrar informações sobre seu objeto de interesse e trocar ideias com aqueles que compartilham do mesmo interesse.

Além do exemplo já mencionado, vale a pena conferir iniciativas como a Migux (para crianças), a Louco Por Ti Corinthians e a Mengomania (autoexplicativas) e a Troca Jogos (usuários cadastram seus jogos de videogame e trocam entre si). O fato de iniciativas como essas não só terem surgido, mas também estarem dando certo, mostra que redes sociais de nicho realmente são uma tendência que tem tudo para dar lucro àqueles que souberem aproveitá-la.

A rede social Troca Jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário