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quinta-feira, 24 de março de 2011

Consumidores ganham voz com as Redes Sociais

Gabriela Paniago e Eliane dos Santos - ReclameAQUI®



Reclamações e queixas dos consumidores ganharam abrigo na internet a partir do reconhecimento das empresas em investir em pessoas que buscam o bom relacionamento com os clientes nas redes sociais. Esse tipo de profissional, atua hoje em dia, como mediador de mídias como Facebook, Orkut, Blog e Twitter, mantendo uma imagem positiva da empresa.

Internautas perceberam a força da internet para lutar por seus direitos e estão cada vez mais interados no mundo digital. Além da facilidade de acesso, é possível mobilizar maior quantidade de pessoas devido a tendência de manifestos virarem “conteúdos virais”, ou seja, informações reproduzidas milhares de vezes. Desta forma, um cliente consegue atingir mais rápido uma determinada empresa, assim como também, receber soluções com mais agilidade.

Foi o que aconteceu com o caso “Meu Carro Falha”. A consumidora Daniely de Andrade Argenton começou seu dilema quando adquiriu um Mégane Sedan 2.0 da Renault em 2007, que nos primeiros dias apresentou falhas de funcionamento. Desde então, o carro não saiu da garagem. Na reclamação feita pelo Reclame Aqui, a cliente conta que recorreu aos direitos de garantia, e mesmo após a perícia constatando a falha, até hoje o processo está em andamento.

Cansada de esperar uma solução e com sentimento de impotência, Daniely Argenton decidiu usar sua criatividade postando um vídeo no youtube, criando comunidades no Orkut, perfil no Facebook e no Twitter. O resultado disto foi uma mobilização que serviu de exemplo para muitos, sobre a relação de respeito entre empresas e consumidores.

Foi-se o tempo de acreditar no ditado “Falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Como as redes sociais atraem muita atenção das pessoas, os consumidores, através dela, passaram a pesquisar qualidade de marcas e empreendimentos. As críticas negativas não são bem vindas. Empresas quando recebem queixas na internet podem perder a confiança de clientes e ter uma imagem nociva aos negócios. Tentar calar o novo consumidor só piora a situação. Uma liminar obtida pela Renault obriga a retirada das denúncias feitas por Argenton nos perfis das redes sociais e a exibição pública do carro, em 48 horas. Contudo, a popularidade do acontecido já rendeu mais de 574052 visitantes no site www.meucarrofalha.com.br.

No twitter, a consumidora informa que enquanto o recurso não for analisado, ela manterá acessível todas as formas de manifestações criadas. Em contato com a Renault do Brasil, a assessoria de imprensa da montadora informou que as devidas providências estão sendo tomadas. Houve um contato visando a conciliação.

Nesta terça-feira (15), a Renault ligou para o advogado de Daniely para debate do caso.

Para Daniely, a postura do consumidor mudou, por isso empresas devem possuir meios de corrigir falhas. “Não estou fazendo uma propaganda negativa nem querendo denegrir a imagem da empresa, apenas estou utilizando o direito de me expressar garantido por lei, para demonstrar minha insatisfação”, acrescenta.

Perservando a imagem

Como ninguém quer ver a imagem de seu comércio desgastada na mídia, cresce a prática de acompanhar o que é publicado nas redes sociais sobre a marca ou produtos. As mídias sociais exigem cuidados diferenciados das tradicionais, pois só funciona com a interação constante entre pessoas.

A partir desta relação nasce o conteúdo. Por isso empresas apostam na tecnologia para manter o diálogo com os consumidores e desta forma alavancar os negócios. A boa utilização do marketing na internet pode render vínculos positivos e permitir posicionamentos de empresas que buscam entender os resultados e impactos de suas ações, de forma gratuita.

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