Conhecimento do cliente
Com mais de 500 mil usuários cadastrados e em menos de três meses no ar, o Clube Urbano representa hoje o quinto faturamento do GroupOn no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França. Por aqui, o site atende 13 cidades e pretende chegar ao fim de 2010 atuando em até 35 municípios.
Entre as ofertas destaca-se a em parceria com a Gelateria Parmalat do Shopping Vila Olímpia, que vendeu 3.900 cupons que dão direito a um petit gateau mais uma bola de sorvete, de R$ 13,50 por R$ 6,75. As ofertas incluem também tíquetes médios mais altos. A Pousada Vida Bela comercializou dois mil cupons que valiam uma estadia mais um jantar, por R$ 110,00.
"Mapeamos o perfil do cliente para encontrar produtos e serviços interessantes e trabalhar em conjunto com o parceiro para veicular a marca GroupOn. A principal vantagem é utilizar a internet para pequenos negócios. Em um dia, trazemos mais de 600 novos clientes para uma pequena empresa, por isso a ferramenta funciona tão bem e está crescendo rápido", diz Daniel Funis, Sócio-Diretor do GroupOn Clube Urbano, em entrevista.
Vendas sem riscos
Outra vantagem dos clubes de compra coletiva é a venda praticamente sem riscos. As empresas parceiras pagam um percentual sobre as vendas, mas se o número mínimo de vouchers não for comercializado não há prejuízo. O serviço também é facilmente mensurável e traz o resultado em 24 horas, com a quantidade de cupons de ofertas adquiridos pelos internautas.
Resultado de um investimento de R$ 17 milhões captados entre um grupo de investidores, o ClickOn também visa conquistar a liderança do segmento. No site, as empresas parceiras podem oferecer produtos e serviços a preços promocionais para os mais de 700 mil usuários cadastrados. Presente em 13 cidades brasileiras, e atuando desde maio, a meta da empresa é chegar a dois milhões de cadastros até o fim de 2010. Nos últimos meses, mais de 200 parceiros fizeram ofertas com o ClickOn e a expectativa é fechar o ano com 1,5 mil empresas associadas.
A maior oferta realizada pelo ClickOn foi em parceria com o Brandsclubs, que vendeu mais de 10 mil vouchers que davam crédito de R$ 50,00 para comprar no outlet virtual por R$ 20,00, um desconto de 60%. Já o Applebee's de São Paulo comercializou mais de seis mil cupons, enquanto a 1900 Pizzeria vendeu mais de cinco mil pizzas.
Empresas com foco regional
Ao lado de grandes players aparecem também empresas como o Promoo. Lançado no início de setembro e funcionando apenas em Porto Alegre, o site é resultado de um investimento inicial de R$ 100 mil e conta com 10 mil internautas cadastros que recebem as ofertas diárias. Até o fim de dezembro, o Promoo espera chegar a 20 cidades e, em 2011, a ideia é chegar a países da América do Sul, América Central e Europa.
O Deu Samba, fundado por um grupo de jovens recém-saídos de Harvard, também aposta neste mercado. A primeira oferta do site nascido no Rio de Janeiro foi ao ar na última semana com a expectativa de alcançar 10 mil cadastros. Atuando também em São Paulo, o Deu Samba já pensa em expansão.
"É muito fácil entrar em novas cidades com a estrutura que temos hoje. A terceira provavelmente será Brasília. Primeiro queremos aprender a fazer direito para expandir em um ou dois meses. A expectativa é que o Deu Samba chegue a mais de 20 cidades", explica Claudia Campos, Sócia-Executiva do Deu Samba, em entrevista.
Segmentação para diferenciar
Com o sucesso do conceito em tão pouco tempo e o crescimento do número de empresas é natural que, daqui para a frente, as empresas pensem em formas de inovar e buscar a diferenciação num mercado que fará uma seleção natural. Mesmo sendo um modelo simples, é possível conquistar os consumidores nos detalhes. Uma saída seria segmentar.
"Uma tendência que deve surgir com força nos próximos meses é a segmentação. Um exemplo é o Bom Proveito, especializado em ofertas no segmento de gastronomia. Acredito também no surgimento de ofertas negociadas especificamente para determinado grupo, como consumidores acima de 65 anos", ressalta Saad.
É importante ainda criar uma personalidade própria. "Há muitos sites surgindo, mas poucos têm a abrangência que adquirimos. O cliente nota essa estrutura. O ClickOn mostra preocupação com detalhes, como desenvolver um layout próprio e garantir um atendimento ao público que resolva efetivamente os problemas que possam surgir", acredita Marcelo Macedo, CEO do ClickOn, em entrevista.
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