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quinta-feira, 31 de março de 2011

Twitter. O que aconteceu de melhor em cinco anos.

Postado por Renata

O que está acontecendo? Temos um aniversariante merecedor de um post exclusivamente dedicado a ele. Na última segunda-feira, 21 de março, o Twitter completou cinco anos. Criado por Jack Dorsey (@jack), o microblog tem idade de criança, mas ganhou bastante “maturidade” nesse pouco tempo – no mundo rápido e interativo em que vivemos, significativos anos.

Há um ano, uma média de 50 milhões de tweets eram publicados por dia. Em fevereiro de 2011, as mensagens de até 140 caracteres já se tornaram cerca de 140 milhões por dia. O Twitter é o passatempo diário das mais importantes celebridades de Hollywood, espaço para opinião dos mais críticos, diário dos mais comuns internautas, SAC para os consumidores satisfeitos e também para os descontentes, veículo de notícias banais ou das mais sérias manchetes de jornais. Enfim, são 140 caracteres para qualquer um escrever o que bem entender. Unfollow pra quem decepcionar e retweet para quem merecer.

Para comemorarmos esses cinco anos de inovação, seja em propaganda, tecnologia ou interatividade, preparamos uma lista com as cinco melhores ações feitas envolvendo o Twitter. Vamos a elas:


Tudo o que você precisava fazer era seguir 36 perfis em uma ordem predeterminada para poder ganhar um prêmio. Divertida, simples e genial, a iniciativa fez os usuários se envolverem com a “brincadeira” e espalharem a ação.

Na mesma linha criada para o filme do CCAA, com atuação de Bruce Willis, o Twitter foi integrado à campanha com interatividade de sobra. A ideia era instalar uma bomba no perfil dos seus amigos. Para desarmá-la, ele deveria cortar os fios seguindo as instruções – que apareciam escritas em espanhol. “Ou você se garante ou a língua derruba você.”

A campanha, criada pela AgênciaClick, que lançou o novo Uno no Formspring foi parar no Twitter, fazendo os internautas escreverem uma mensagem com a hashtag #menovouno, a cor favorita e um dos adesivos disponíveis para o carro. Logo em seguida, o perfil da campanha, @seunovouno, respondia ao usuário com a foto do carro idealizado.

Doe Palavras
Usando a hashtag #doepalavras, os usuários podiam escrever palavras de incentivo aos pacientes do Instituto Mario Penna. As mensagens passavam por um filtro e então eram exibidas nas TVs dos locais onde os pacientes estivessem precisando de força e apoio, dentro do Hospital Mario Penna, Hospital Luxemburgo e da casa de apoio Beatriz Ferraz, locais onde os pacientes precisam de força. Além disso, essas mensagens formaram um livro para ser doado a diversos hospitais.

Para fechar a lista com chave de casa: a ação da HouseCricket para o Natal do Shopping Mueller. A ideia foi fazer os usuários dizerem o que eles queriam ganhar. Fugindo dos retweets e frases prontas em promoções, o Shopping deu a oportunidade de o cliente escolher o seu presente. Bastava citar uma loja do Shopping, dizer qual produto ele queria ganhar e concorrer ao presente desejado.

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