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segunda-feira, 28 de março de 2011

Reclamar nas Redes Sociais adianta!



Fonte: idigo

As empresas estão aos poucos entendendo a importância das redes sociais para a defesa do consumidor. O último caso resolvido graças à atuação dos internautas foi de Daniely de Andrade Argenton, de Santa Catarina. Ela comprou um Renault Mégane em fevereiro de 2007, que logo apresentou problemas de funcionamento.

Depois de seguir os caminhos tradicionais para resolver seu problema, na concessionária e oficina, ela recorreu às redes sociais, criando um blog e postando vídeos no You Tube, perfis no Twitter relatando seu problema e encontrando outras pessoas descontentes, gerando um buzz negativo para a montadora francesa. A Renault optou por acionar judicialmente a cliente, por difamação. A atitude da Renault em acionar judicialmente a consumidora por ter demonstrado seu descontentamento online, arranhou a imagem da marca nas redes sociais e na mídia tradicional que relatou o caso.

A última notícia sobre o caso foi a realização de um acordo entre a cliente e a montadora, para encerrar as ações na justiça. Daniely receberá o valor do carro, ressarcimento pelos danos morais e um automóvel Clio zero km, que será doado para a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente.

O consumidor já está usando com freqüência as redes sociais para comentar suas experiências de compra, para o bem ou para o mal. As empresas podem entender melhor como estabelecer um bom relacionamento com os consumidores no curso Atendimento online e o consumidor 2.0 com os especialistas na área Mauricio Vargas, do Reclame Aqui e Fabio Seixas, do Camiseteria.


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