Marketing Digital para Empresas | Promova sua página também

quinta-feira, 31 de março de 2011

Em 2011, preste atenção em: Comércio Social

Postado por Renata

O post de hoje encerra a série “Tendências para 2011”. E, para fechar com chave de ouro, nada melhor do que abordar uma tendência que junta duas coisas que todos os nossos leitores curtem: ganhar dinheiro e redes sociais. Mas como fazer essa união? Simples: comércio social.

Comércio social pode ser entendido como “usar das redes e mídias sociais para auxiliar no comércio eletrônico”. Explicamos: fazer comércio social é passar a ouvir e interagir com o cliente de formas mais modernas e eficazes do que a velha caixinha de sugestões. A tendência começou quando sites de venda on-line, como a Amazon, incluíram em sua interface opções que permitiam aos usuários dar notas e fazer análises dos produtos, além de possibilitar a criação de uma lista de discussão específica para cada item. Logo, a ideia se alastrou e agora praticamente todo site de compras possui um sistema de comentários e notas.

Quando a primeira inovação acabou se tornando regra, só restava aos sites inovar ainda mais. Foi assim que surgiram os sites de compra coletiva, outra forma extremamente lucrativa de comércio social. Exemplos não faltam: Peixe Urbano, Clube Urbano, Pecados da Capital e por aí vai.

Mas a força do comércio social foi verdadeiramente demonstrada com o case que vamos contar a seguir. Na Camiseteria, são os próprios usuários que geram o conteúdo (as estampas), que então são submetidas a uma votação também por eles e, depois de tudo, compradas por usuários. O site acaba funcionando simplesmente como mediador de todo o processo, além de produzir as camisetas com as estampas escolhidas, claro. Essa customização dos produtos também é outro mérito do comércio social: se benfeito, ele permite que os usuários comprem exatamente aquilo que querem ou de que precisam.

Com este post, acabamos nossa série “Tendências para 2011”. Fiquem à vontade para opinar nos comentários ou ainda fazer suas próprias apostas do que vai bombar este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário