Marketing Digital para Empresas | Promova sua página também

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Web 2.0 Expo Dia 4: Usabilidade, Social TV e Geolocalização.

Postado por Renata
O último dia de Web 2.0 Expo começou com Keynotes de diversas empresas de comércio explicando por que usabilidade e design podem ser decisivos para o sucesso de ferramentas on-line.
Dave Glasgow, do eBay, demonstrou o quanto foi importante a criação do aplicativo para iPhone e como ele ajudou a unir pontos de venda físicos com compras realizadas on-line. Para Glasgow, o consumidor quer poder comprar em casa, na rua ou na loja. É importante que as marcas estejam preparadas para vender no momento que o consumidor quiser.
Adam Goldstein, CEO do Hipmunk, um serviço de compra de passagens aéreas que está se destacando entre os concorrentes pela interface revolucionária, mostrou como é importante se diferenciar para entrar no mercado. Enquanto todos os outros sites de vendas de passagens listam horários e valores, o Hipmunk conseguiu revolucionar a categoria exibindo graficamente para os internautas os horários e melhores companhias aéreas, baseado em tempo de voo e quantidade de escalas. Segundo Goldstein, para se diferenciar dos concorrentes, é importante mostrar coisas diferentes do que os consumidores esperam, gerar boa experiência de navegação e, com isso atrair, naturalmente, mais usuários.
Social TV
Cada vez mais as pessoas estão deixando de assistir à TV e recorrendo à web para conseguir informações de forma mais prática. Na palestra de Paul Smith, da mPulse Media, foi possível notar que a TV está se reinventando e que ela é muito mais que uma tela e um receptor. A TV está se transformando em diversos aparelhos e dispositivos integrados (celular, controle remoto, video game, tablet), onde o usuário poderá escolher ao que assistir e onde assistir.
Para se integrar às redes sociais, a TV está ganhando aliados. O GetGlue, por exemplo, é um serviço de check-in, em que usuários podem avisar aos amigos a que programa de TV estão assistindo, dizer se gostaram ou não do programa e conquistar selos, conforme a frequência e variedade de conteúdo compartilhado nos aplicativos.
Grandes emissoras também já usam e abusam da interação com redes sociais, tornando o espectador parte da programação e aproveitando a interação com ele para espalhar sua programação nas próprias redes sociais.
Geolocalização
Chris Hullfs, fundador do serviço Life360, mostrou que geolocalização ainda é algo muito novo, mas que deve crescer muito nos próximos anos, principalmente pela adoção de GPS na maioria dos novos celulares e Smartphones. Com a massificação do GPS, maior precisão, o menor consumo de bateria e a possibilidade de funcionar em segundo plano, a geolocalização tem tudo para decolar e se tornar coisa séria.
Para Hullfs, a maioria das aplicações para celular que usam geolocalização ainda não são muito úteis. Mas, com a disseminação da tecnologia, serviços mais interessantes deverão surgir, como o Life360, criado por ele e que permite, através de celular com GPS, que pessoas saibam da localização de outras em tempo real, permitindo aos pais saberem onde, exatamente, seus filhos estão e transformando o celular em um dispositivo de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário