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terça-feira, 5 de abril de 2011

Monitoramento de Redes Sociais é um diferencial para empresas


Fonte: iDigo
Hoje em dia, monitorar sua marca nas redes sociais está se tornando um diferencial e uma oportunidade para analisar as críticas feitas pelos consumidores à sua empresa. Ao ficar por dentro dessas avaliações, a empresa pode solucionar o problema dos clientes, passando uma imagem positiva de preocupação e respeito por esse consumidor. E por que não melhorar seu produto através dessas críticas? Você pode surpreender essa pessoa, adequando seu produto/serviço aos interesses dela. Por fim, o novo consumidor vai falar bem da sua empresa e do seu produto, inconscientemente.
Encontrar opinião de pessoas sobre sua marca na web é ótimo para que a empresa possa se posicionar melhor e conhecer realmente quem são seus “discípulos”. Com o passar do tempo, o comportamento dos consumidores vem mudando, e é nosso trabalho entender cada mudança e hábito novo. Dentro desse contexto, as redes sociais são plataformas imprescindíveis para certas pesquisas. Pois, antes de comprar um produto/serviço, o cliente 2.0 tende apedir opinião na web, e essa passa a ser sua chance de chamar atenção para seu produto.
Mas, cuidado para não ser invasivo, chegue devagar e seja o mais sutil possível como fez a Mentos, que descobriu, através do monitoramento, que as mulheres grávidas mastigavam o chiclete para aliviar enjôos matinais.  Agora a empresa está considerando ações de marketing online com blogs para as futuras “mamães”. Isso mostra que asredes sociais também podem fazer sua equipe refletir e analisar tendências, dando a chance de sair na frente dos concorrentes.
Outra estratégia é analisar a concorrência. Por exemplo, se o seu rival não tem um bom relacionamento bom com o consumidor, surge a oportunidade da sua marca conquistar esse cliente insatisfeito. Mas medir essa popularidade na Internet é uma tarefa que exige muito tempo e esforço. Não existe uma fórmula certa, mas apesar da dificuldade, as conseqüências de um boa ação de métricas podem ser muito positivas para alinhar interesses e obter um planejamento estratégico digital mais preciso.
Medir os resultados de campanhas ou de sua marca nas redes sociais de forma quantitativa é uma boa opção, mas não adianta ter milhões de fãs ou seguidores sem interação com as ações. É essencial que os usuários interajam com ela, compartilhem suas mensagens e, enfim, comprem seu produto. Portanto, medir um relacionamento com números não é um exercício tão efetivo.
Para transformar seguidores em usuários leais é essencial utilizar dados qualitativos tendo como base três conceitos: relevância, influência e engajamento. Ser relevante significa alcançar o seu target; Influenciar é conquistar e fazer com que as pessoas acompanhem suas ações e por fim, mas uma das mais difíceis tarefas é o engajamento, quando você transformas seus seguidores em embaixadores da marca.
E agora? Ficou animado e está disposto a sair na frente de seus concorrentes? Então lá vai uma dica super bacana. O iDigo preparou, no dia 13/04, o Curso de Métricas para Gestão de Negócios que vai ajudar você a entender melhor essa estratégia. Além do módulo de redes sociais, o curso conta com outros bem interessantes, como: links patrocinados, Adwords Google e Google Analytcs.

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