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sexta-feira, 8 de abril de 2011

4 dicas para as empresas tirarem mais proveito da Web 2.0

Relatório da McKinsey aponta que cresce o número de organizações que já utilizam redes sociais e blogs, como forma de melhorar os negócios


Fonte: Olhar Digital
Poucas pessoas ainda questionam que qualquer empresa, independentemente de porte ou segmento, precisa estar preparada para interagir com seus consumidores e clientes por novos meios de comunicação. Um recente estudo realizado pela consultoria McKinsey, com 3.489 executivos de várias partes do mundo, confirma essa tendência ao detectar que dois terços das corporações utilizam a Web 2.0.

Entre as empresas que já aderiram a esses novos ambientes, cerca de 40% delas estão cadastradas em redes sociais e 38% têm blogs. O principal motivo para isso é buscar resultados efetivos para o negócio ao usar a Web 2.0. Os três principais benefícios citados pelas corporações são: aumentar a velocidade de acesso ao conhecimento, melhorar as ações de marketing e aprimorar a comunicação com parceiros.

No relatório, a McKinsey destaca dá quatro dicas para as empresas tirarem ainda mais proveito da Web 2.0:

Dica 1: Integre o uso da Web 2.0 às atividades diárias dos funcionários

“Esta prática é um fator fundamental para o sucesso em todas as nossas análises, bem como em outras pesquisas que já realizamos. O que está no ambiente de trabalho é o que é usado pelos funcionários e o que conduz aos benefícios”, indica o relatório.

Dica 2: Estimule a adoção e o uso das ferramentas

“Os benefícios podem ser limitados, sem um nível básico de adoção e utilização. Os respondentes que relataram níveis mais baixos de ambos também apontaram menores benefícios”, aponta a McKinsey.

Dica 3: Quebre a resistência das pessoas a mudanças mostrando os resultados que podem ser obtidos

“As organizações totalmente conectadas parecem ter mais fluidez nas informações, criam talentos mais flexíveis para lidar com problemas e permitem que os funcionários com nível hierárquico mais baixo consigam tomar decisões. A colaboração organizacional está relacionada com decisões e trabalhos compartilhados, assim como ao aumento da produtividade”, pontua.

Dica 4:  Utilize a Web 2.0 para interagir com clientes, parceiros de negócio e funcionários

“A colaboração interna e a flexibilidade – e seus benefícios – precisam ser multiplicados. Uma organização totalmente conectada pode atingir os mais altos níveis de benefícios reportados em todo o tipo de interação”, conclui o documento.

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